5 maneiras de abrir uma garrafa de vinho sem saca-rolhas

Ter um abridor de vinhos em casa, mais conhecido como saca-rolhas, já é uma coisa comum entre os brasileiros, especialmente entre as famílias italianas que possuem o hábito de degustar vinho junto às refeições. Entretanto, você nunca sabe quando vai reservar um Airbnb, uma casa de praia ou de campo não tão bem equipada assim. Para essas horas, é preciso conhecer técnicas e truques de abrir garrafas sem saca-rolhas, apenas com outros objetos que estiverem à disposição.

1. Sapato

Um item que sempre estará com você onde quer que esteja.
1º) Escolha aquele tênis/sapato com o solado mais fino. 2º) Retire o lacre da garrafa. 3º) Calce-a dentro do calçado. 4º) Comece a bater em uma parede, a rolha saltará para fora aos poucos. 5º) Pare de bater antes que a rolha saia completamente.

2. Cabide

Retire o gancho do cabide e perfure a rolha com a parte reta. Vire o gancho e encaixe a parte curvada no furo recém feito. Apoie a parte que sobrou do gancho em uma das laterais enquanto puxa a rolha para cima.

3. Objeto pontiagudo

Utilize um objeto pontiagudo, como uma faca, um parafuso ou a ponta de uma caneta esferográfica, para fazer um furo na rolha. Quanto mais profundo o furo, melhor, pois entrará mais ar na rolha. Com a ajuda de um outro objeto resistente de base cilíndrica, empurre a rolha para baixo, até afundá-la no vinho. Não se preocupe, isso não estragará a bebida! Cuidado para não se machucar com o objeto pontiagudo que escolher.

4. Parafuso ou prego e martelo

O ideal para este cenário é um parafuso, uma chave de fenda ou alicate e um martelo. Mas caso você não tenha, pode recorrer aos pregos. Na 1ª situação, você enrosca o parafuso até o final da rolha com a ajuda da chave de fenda e, depois, puxa para cima com a parte de trás do martelo. Já na 2ª situação, pregue quatro pregos enfileirados na rolha, deixando mais ou menos um centímetro de cada um livre para cima. Novamente, com a parte de trás do martelo, force para cima até que a rolha saia.

5. Árvore

Similar à técnica do sapato. Ao invés da parede, você pode usar uma árvore para bater e, ao invés do sapato, um pano para segurar a garrafa. 1º) Tire o lacre da garrafa. 2º) Enrole-a em uma toalha para que fique firme nas mãos. 3º) Bata com a parte de baixo do casco no tronco da árvore até que a rolha salte para fora. Cuidado para não derramar todo o vinho!

Quer maneira mais fácil?

Lembre-se que esses processos são mais perigosos e você pode acabar desperdiçando a bebida da garrafa se executá-los da forma errada. Portanto, para facilitar, coloque “saca-rolhas” na sua lista de compras e da próxima vez que for ao supermercado já garanta um visando qualquer emergência. Dica: existem saca-rolhas pequenos/portáteis, que você pode colocar na mala despachada na hora das viagens.

Deixe uma resposta