Acompanhamentos rápidos para o churrasco da Semana Farroupilha

Quando o cardápio é churrasco, presume-se que deva ser prático, fácil e rápido. No Rio Grande do Sul, durante o mês de setembro, período das festividades gaúchas, muita gente prepara o churrasco nos piquetes do Acampamento Farroupilha, com uma estrutura mais rústica. E para acompanhar essa suculenta carne, os pratos auxiliares devem, igualmente, ter preparos mais simples, às vezes no próprio fogo da carne, ou mesmo já estarem prontos horas (e por que não dias) antes de serem servidos. Aproveite essas dicas para preparar os acompanhamentos ideias para o seu churrasco!

Receitas Pré-Prontas:

Maionese de batata
A primeira da lista quando o assunto é acompanhamento de churrasco. A maionese até pode já estar pronta horas antes do almoço contanto que seja mantida refrigerada até a hora de comer.

Farofa de Pinhão
Tendo os pinhões já cozidos em água na panela de pressão, esta farofa fica pronta em menos de meia-hora e pode ser consumida tanto fria quanto quente.

Moranga Caramelada
Outro prato que pode ser apreciado tanto quente quanto frio, como acompanhamento ou como sobremesa. E, mesmo que você queira servir a moranga caramelada quente, pode prepara-la antecipadamente e só aquecer um pouquinho na hora de pôr na mesa.

Vinagrete
Facílimo de fazer, pode ficar fora da geladeira por algumas horas (contato que não fique exposto no sol), já é uma espécie de salada e faz uma dupla saborosa com a farofa e a carne. Aprenda no vídeo!

Molho Chimichurri
Aquele toque de pimenta calabresa, orégano, alecrim, alho e salsa que faltava na carne assada.

Conservas
Pimentão, cebola, vagem, pimenta biquinho. Todos esses itens podem ser guardados em vidros e cobertos com vinagre, de 20 a 30 dias antes de servir, para que absorvam o sabor e a fortidão requeridos a uma conserva.

Receitas para fazer na hora:

Pão de Alho
Aquele acompanhamento indispensável. Você pode comprar as bandejas prontas ou fazer a sua versão caseirinha com pão francês. Coloque 15 minutos antes da carne ficar pronta e tenha um delicioso aperitivo.

Queijo Coalho
Outra opção bem propícia para aproveitar o fogo do churrasco enquanto assa a carne. Faça espetinhos de queijo coalho para servir de acompanhamento ou aperitivo. Uma sugestão é experimentar com uma colherada de mel.

Batata Assada na Brasa
Uma dica rústica para cozinha batatas na brasa do churrasco: enrole-as em papel alumínio e coloque nas beiradas do fogo. Cuide para elas cozinharem no calor e não queimarem. Se você cortar as batatas ao meio antes de assar, acelera o cozimento. Ao final, sirva-as com sal, pimenta e um fio de azeite de oliva. Pode atuar como um substituto da maionese de batatas.

Deixe uma resposta