Berinjela à parmegiana com pão de alho tostado: surpreenda-se com este sabor

Sabe aqueles dias que você quer surpreender a família com um sabor caseiro, sem precisar sair de casa novamente só para fazer compras? Com poucos ingredientes, é possível preparar uma refeição vegetariana super saborosa para aproveitar o “pão nosso” de cada jantar. O segredo está na combinação de temperos que perfuma a cozinha ao longo do preparo, estimulando ainda mais a vontade de saborear o prato.

Caso sua família tenha mais do que 4 pessoas, ou você queira preparar um pouquinho a mais para o próximo dia, lembre-se de dobrar a quantidade de ingredientes. Confira abaixo como preparar a berinjela à parmegiana com pão de alho tostado.

Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo
2 xícaras de farinha panko
½ xícara de queijo parmesão ralado
¾ colher de chá de orégano
2 ovos
2 berinjelas médias cortadas em rodelas com cerca de 2,5 cm de espessura
2 ½ xícaras de molho de tomate
100g de queijo mussarela fatiado
1 pedaço de pão (baguete ou ciabatta), cortado ao meio longitudinalmente
¼ xícara de azeite
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
8 dentes de alho descascados
1 pitada de pimenta caiena
1 colher de chá de sal em flocos
1 pitada de flocos de pimenta vermelha
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Óleo vegetal

Modo de preparo:
Em uma tigela média e rasa, misture a farinha de trigo, a pimenta caiena, sal e pimenta-do-reino a gosto. Em outra tigela, bata os ovos. Em uma terceira tigela, misture a farinha panko, o queijo parmesão e o orégano.
Passe cada fatia de berinjela na farinha, nos ovos e na mistura de panko. Transfira para uma assadeira untada e forrada com papel manteiga.
Aqueça o óleo em uma frigideira grande e adicione a berinjela – em lotes – até dourar (cerca de 2 a 3 minutos de cada lado).
Sirva uma porção de molho na base da assadeira, posicione as fatias de berinjela, despeje mais molho e cubra com queijo mussarela. Repita colocando mais uma camada de berinjela, molho e finalize com o restante do queijo.
Leve para assar em forno preaquecido a 200ºC de 25 a 30 minutos até o molho ficar borbulhante e o queijo derreter.
Enquanto isso, aqueça o azeite em uma panela, adicione a manteiga e o alho e mexa em fogo baixo, até o alho ficar macio, cerca de 10 a 12 minutos.
Com ajuda de um garfo, amasse os dentes de alho no azeite, formando uma pasta. Tempere com os flocos de sal, pimenta vermelha e pimenta-do-reino a gosto.
Coloque as metades do pão (lado a lado) em uma assadeira forrada com papel manteiga, passe a pasta de alho e, se desejar, complete com queijo parmesão.
Asse até que o pão fique perfumado, dourado e tostado, por 10 a 15 minutos. Deixe esfriar por pelo menos 5 minutos antes de cortar. Sirva quente.

Tempo de preparo: 50 minutos
Rendimento: 4 pessoas.

Deixe uma resposta