Bolo de chocolate com recheio cremoso de caramelo salgado

Nos dias de inverno, não pode faltar uma mesa farta para os momentos de indulgência que surgem no meio do dia. Para deixar tudo ainda mais saboroso, que tal abrilhantar a mesa com o bolo de chocolate com recheio de caramelo salgado? Ele é delicado e perfeito para acompanhar uma boa xícara de café.

Há alguns anos, pesquisadores da arte da confeitaria entenderam que misturar proporções de sal, açúcar e gordura cria uma sensação de prazer no cérebro, fazendo com que as receitas conquistem os paladares mais exigentes. O recheio de caramelo salgado presente nesse bolo provoca exatamente essa sensação e ressalta a peculiaridade do chocolate, causando uma explosão de sabor quentinha e única.

Reúna os ingredientes, coloque a mão na massa e invista um tempinho nesta versão gourmet. Com certeza você merece esse carinho em forma de doce.

Ingredientes:

130 g de chocolate amargo 70% cacau
50 g de manteiga
2 ovos
80 g de açúcar
15 g de farinha

Para o caramelo salgado:

60 g de açúcar
15 g de manteiga
50 ml de creme de leite de caixinha
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Em uma tigela, coloque a manteiga e o chocolate e derreta em banho-maria. Enquanto isso, passe manteiga e enfarinhe dois ramequins de 10 cm ou formas para muffin.
Bata o ovo e a gema com o açúcar até ficar homogêneo. Junte a mistura de chocolate e a farinha peneirada. Misture tudo junto para combinar.
Para fazer o caramelo salgado, em uma panela pequena, deixe o açúcar derreter em fogo brando até dourar. Adicione a manteiga e o creme de leite quente. Mexa até a mistura ficar cremosa e leve. Coloque uma pitada de sal e misture. Divida a massa de chocolate entre os ramequins. Adicione uma colher de chá de caramelo salgado no meio e com uma colher pressione levemente na massa.
Coloque o bolo de chocolate sobre uma assadeira e cozinhe por cerca de 20 minutos até que as laterais fiquem firmes. Sirva com um pouco de açúcar de confeiteiro polvilhado por cima.

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 2 ramequins de 10 cm

Deixe uma resposta