Bolo integral de maçã: feito com leite de aveia

O alto consumo de alimentos de origem vegetal no mundo todo se deve, sobretudo, à preocupação com o meio ambiente. Sem contar que o leite de aveia é um dos principais produtos a aproveitar esse crescimento, sendo um dos mais procurados para consumo tanto puro quanto em receitas.

O bolo integral de maçã, feito com leite de aveia, é um dos preferidos entre veganos e pessoas que sofrem de intolerância à lactose, especialmente porque a receita é sem lácteos, sem ovos e é super fácil de fazer. E ainda: aproveita a casca da maçã utilizada. É um prato cheio para quem tem o hábito de aproveitar tudo na cozinha.

Além disso, aqui o liquidificador entra em ação na hora de bater alguns ingredientes desta sobremesa deliciosamente recheada com pequenos pedaços de maçã. Saudável, ele fica pronto em 1 hora e o açúcar confeiteiro faz toda a magia acontecer.

Ingredientes:

2 maçãs inteiras e com casca
55 g de semente de linhaça moída
100 ml de água filtrada
350 g de açúcar mascavo
120 ml de óleo
120 ml de leite de aveia
120 g de farinha de trigo integral
120 g de farinha de trigo
80 g de aveia em flocos
18 g de fermento em pó
18 g de canela em pó
36 g de açúcar demerara
açúcar de confeiteiro, para finalizar

Modo de preparo:

No liquidificador bata a linhaça, a água, o açúcar mascavo, o óleo, o leite de aveia e as cascas das maçãs.
Em uma tigela, misture as farinhas com a aveia, o fermento e a mistura do liquidificador. Junte as maçãs picadas e a canela à mistura.
Em uma assadeira com furo no meio ou retangular, untada com óleo, coloque a massa do bolo. Por cima salpique a mistura com açúcar demerara. Asse em forno preaquecido a 180ºC.
Se desejar, coloque na mistura do bolo, junto com as maçãs, passas e castanha-do-pará. Polvilhe com açúcar confeiteiro.

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 5 pessoas

Deixe uma resposta