Caldo de legumes

Os dias mais frios estão chegando, e a baixa temperatura é um convite para comidas leves, aconchegantes e quentinhas, coisas que só um bom caldo de legumes pode proporcionar em sopas e risotos.

Se quiser se aventurar na cozinha e deixá-lo mais saboroso e nutritivo, a dica é apostar nas especiarias e nos ingredientes para incrementar o caldo, como cenoura, salsão, cebola, louro, cravos e pimenta-do-reino, deixando-o, também, mais saudável e colorido.

Além de trazer nutrientes importantes ao organismo, os caldos ajudam a manter o corpo aquecido e as refeições mais especiais, pois são simples, acessíveis, rápidos e deliciosos. Uma refeição completa e o par perfeito, podendo intercalar as refeições com um caldo verde, para os dias e noites de inverno.

Dica bônus: transfira o caldo para potes de vidro com fechamento hermético e mantenha na geladeira por até 5 dias. Se preferir, distribua em forminhas de gelo e leve para o congelador. Quando firmar, coloque em sacos plásticos e conserve congelado por até 3 meses.

Ingredientes:
5 cenouras
4 talos de salsão + as folhas de 1
1 cebola grande
3 litros de água
2 folhas de louro
3 cravos-da-índia
5 grãos de pimenta-do-reino

Modo de preparo:
Lave bem todos os legumes, especialmente as folhas de salsão.
Descasque a cebola e corte em quatro partes. Corte a cenoura em fatias grossas e o salsão, em pedaços de cerca de 5 cm.
Numa panela, junte os legumes, as folhas de salsão e os temperos. Adicione a água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.
Desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo.
Utilize o caldo em sopas e risotos ou deixe amornar antes de armazenar.

Tempo de preparo: 45min
Rendimento: 2 litros

Deixe uma resposta