Com grão-de-bico, um pãozinho que prova como a leguminosa é versátil

Da família das leguminosas, como lentilha e feijão, o grão-de-bico costuma ser consumido em ensopados, como salada ou até no homus, a pastinha de origem árabe que junta o grão a alho, suco de limão e tahine. Muito popular na gastronomia do Oriente Médio, nos países do Mediterrâneo e na Índia, o alimento vem conquistando o paladar do brasileiro devido a sua versatilidade.

Nutritiva, a leguminosa é uma ótima fonte de proteínas, além de carboidratos, fibras, vitaminas C, E, D, K, cálcio, fósforo e gorduras saudáveis. Também é fonte de triptofano, aminoácido que estimula a produção de serotonina, hormônio que causa sensação de bem-estar. Consumir esse grão tem diversos benefícios para a saúde, como diminuição do apetite, controle da diabetes, prevenção de doenças cardíacas, fortalecimento dos ossos, melhora do humor e diminuição do risco de câncer, além de ser um aliado da saúde feminina.

Versátil, o ingrediente também é base de diversas receitas, como sopas, sobremesas, pizzas, aperitivos e pães. Caso for utilizar o grão in natura nas suas preparações, lembre-se de deixá-lo de molho por pelo menos 8 horas para eliminar o ácido fítico, substância que bloqueia a absorção dos nutrientes.

Quer uma receita diferente para incluir o grão-de-bico no cardápio? O flatbread ou pão achatado é produzido e consumido em diferentes versões pelo mundo, como os chapatis indianos, as tortilhas mexicanas e os pães ázimos judaicos. De massa fina e crocante, não levam fermento e podem ser recheados ou servidos como complemento para saladas, sopas, molhos, ensopados e pastinhas.

A versão de flatbread de grão-de-bico não leva fermento e nem precisa de tempo para crescer, além de não conter glúten. Fica uma delícia servido com um molho rústico de tomate e grão-de-bico, acompanhado de queijo feta e salada verde. Fácil de fazer e ideal para lanches ou jantares de verão descomplicados.

Ingredientes:

1 xícara de farinha de grão-de-bico
10 colheres de sopa de azeite de oliva
1 1/2 colher de chá de sal
1 xícara de água
200 g de tomates-cereja divididos pela metade
2 dentes de alho picados
1 caixinha (380 g) de grão-de-bico pronto drenado
1 colher de sopa de orégano seco
1 colher de chá de vinagre de vinho tinto
1/4 de colher de chá de páprica defumada
2 colheres de sopa de manteiga sem sal em pedaços
100 g de queijo feta esfarelado
rúcula, alface americana e espinafre a gosto
rodelas de limão e azeite de oliva para servir

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200°C.
Em uma tigela grande, misture a farinha de grão-de-bico, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 1 colher de chá de sal e 1 xícara de água até ficar uma mistura homogênea.
Deixe descansar por no mínimo 10 minutos.
Em uma frigideira, aqueça 2 colheres de sopa de azeite.
Despeje metade da massa de grão-de-bico até revestir uniformemente a frigideira.
Cozinhe até ficar dourada embaixo e vire, cozinhando do outro lado.
Repita o processo com a massa restante.
Transfira os pãezinhos para uma assadeira.
Leve ao forno para assar por 8 a 10 minutos, até que as bordas fiquem douradas.
Usando uma espátula, transfira os pãezinhos para uma grade.
Em uma frigideira grande em fogo médio-alto, cozinhe os tomates, o alho, 1/4 de xícara de óleo e 1/2 colher de chá de sal restante por 4 a 5 minutos, mexendo ocasionalmente até que os tomates comecem a estourar.
Junte o grão-de-bico, o orégano, o vinagre e a páprica.
Reduza o fogo para médio e continue a cozinhar por cerca de 3 a 4 minutos, mexendo sempre até que os tomates estourem e fique um molho homogêneo.
Retire do fogo e junte a manteiga.
Corte os pãezinhos ao meio.
Sirva com a mistura de tomate e grão-de-bico, o queijo feta, a rúcula, a alface americana e o espinafre a gosto.
Coloque rodelas de limão ao lado para espremer e azeite para regar.

Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos

Deixe uma resposta