Com mascarpone e cogumelos, um risoto para encantar

Um queijo cremoso com origem na Lombardia, na Itália, produzido a partir da mistura de creme de leite fresco com ácido cítrico. Você deve conhecer o mascarpone pelo tiramisù, a clássica sobremesa feita com o creme de queijo, biscoito champanhe, café e cacau. Por seu sabor delicado e levemente adocicado, é um ingrediente superversátil, sendo utilizado tanto em pratos doces, quanto salgados.

Que tal usar a cremosidade do mascarpone para dar um toque diferente a uma receita de risoto? O prato italiano cheio de aromas e sabores é sofisticado e muito consumido em ocasiões especiais, podendo ser servido tanto em almoços quanto jantares.

Os do tipo risotto bianco (risoto branco) são preparados com caldo de vegetais, vinho branco, manteiga e queijo parmesão ralado, além do ingrediente de destaque à escolha.

Pontos que requerem atenção na hora de preparar um risoto

Tipo de arroz

O arroz deve ser os de grãos mais largos, como arbóreo ou carnaroli, que possuem maior quantidade de amido. Ao ser liberado, deixa o prato muito mais cremoso.
Medida do arroz
Na hora de separar os ingredientes, a medida é de meia xícara por pessoa. Não se preocupe se parecer pouco: os grãos aumentam consideravelmente de volume ao serem hidratados.

Ponto do arroz

O ponto ideal do arroz é al dente: ele ainda está um pouco duro por dentro, apresentando certa resistência à mordida, mas já está translúcido e cremoso. Quando chegar a esse ponto, finalize com o caldo, a manteiga e o queijo parmesão e mexa até que tudo emulsione.

Caldo

Dê preferência para o feito com vegetais e legumes de verdade às opções prontas. O caldo deve estar bem quente e ser incorporado aos poucos, sempre mexendo. Utilize uma concha para despejá-lo aos poucos e mexa vigorosamente para que o arroz cozinhe por igual. Quando o líquido evaporar, repita o processo até colocar todo o caldo.

Vinho

Utilize um vinho branco encorpado, como o Chardonnay. Sua acidez ajuda a limpar a gordura do paladar, além de intensificar sabores e aromas. A dica é usar o mesmo vinho que você vai degustar na refeição.

Uma receita com cogumelos, mascarpone e limão siciliano

Para agradar vegetarianos (mas quem não é também vai amar): a combinação de sabores suaves confere um paladar todo especial a esse prato. O risoto com cogumelos Portobello, shitake e shimeji fica superperfumado devido ao limão siciliano, que dá aquele gostinho cítrico irresistível, e cremoso com um toque adocicado por causa do mascarpone.

Uma opção saborosa, refinada, não muito difícil de preparar e que promete encantar quem provar.

Ingredientes:

400 g de cogumelos Portobello, shimeji e shitake
1 cebola
3 dentes de alho picados
300 g de arroz arbóreo
1,2 litro de caldo de legumes
90 ml de vinho branco seco
suco e raspas de um limão siciliano
60 g de queijo parmesão ralado
50 ml de shoyu
45 g de manteiga
60 g de mascarpone
50 ml de azeite
tomilho a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Bata em um processador o alho e o azeite.
Em uma panela com o fogo bem baixo, cozinhe esta mistura até confitar.
Acrescente os cogumelos higienizados e fatiados e deixe murchar um pouco.
Adicione o shoyu e dois ramos de tomilho.
Reserve.
Em uma panela, derreta a manteiga e adicione a cebola.
Mexa até ficar transparente.
Coloque o arroz e mexa por mais 1 minuto.
Adicione o vinho e mexa.
Acrescente 2 conchas de caldo e vá mexendo.
Assim que absorver, vá acrescentando mais caldo e mexendo sempre.
Quando o grão do arroz estiver al dente, acrescente o refogado de cogumelos, o mascarpone, o suco de limão e raspas finas da casca do limão.
Finalize com o queijo parmesão ralado, manteiga e alguns cogumelos salteados.
Acerte o sal e sirva em seguida.

Deixe uma resposta