Com peras, uma salada incrementada para enfeitar a mesa de Natal

Nada da alface e do tomate do dia a dia. A noite de Natal pede saladas refinadas, repletas de contrastes de texturas e sabores e que enfeitam a mesa da celebração.

Folhas e vegetais são fundamentais para uma alimentação equilibrada: são ricos em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, e fonte de vitaminas e sais minerais. Proporcionam sensação de saciedade, têm alto poder hidratante e possuem diversos nutrientes benéficos à manutenção da saúde do organismo. Por isso, não podem ficar de fora do cardápio natalino do brasileiro, já que, por aqui, a celebração ocorre no verão.

Em ocasiões especiais, vale usar a criatividade e mesclar alimentos diferentes para fazer uma salada completa e que encanta o paladar. Nossa sugestão combina a doce suculência das peras grelhadas ao amargo da rúcula e ao salgado do queijo feta. As nozes dão crocância e o molho envolve o mix de sabores, deixando a preparação mais suculenta.

Seja para servir como entrada ou como acompanhamento para as aves e demais pratos da ceia, aposte em saladas como essa, que inovam na composição com suas cores e dão água na boca. Ela é tão completa e nutritiva que também pode se tornar uma opção de prato principal nos dias de verão em que você quer sair da rotina, funcionando também como acompanhamento para carnes grelhadas.

Além de requintada e perfeita para a noite mais especial do ano, uma salada que não pode faltar no cardápio de quem é adepto de uma alimentação saudável e equilibrada.

Ingredientes da salada:

100 g de nozes
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de maple syrup (xarope de bordo)
2 peras, cortadas em meios e quartos
100 g de rúcula
100 g de queijo feta

Ingredientes do molho:

1 colher de chá de mostarda em grãos
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
4 colheres de sopa de azeite de oliva

Modo de Preparo:

Em uma frigideira, derreta o açúcar com o xarope e adicione as peras, virando de todos os lados por 2 minutos.
Deixe esfriar.
Enquanto isso, faça o molho misturando bem os ingredientes.
Em uma tigela grande, misture a pera com a rúcula e um pouco do molho.
Em uma frigideira, grelhe as fatias de queijo de cabra até dourarem (você também pode utilizar um maçarico).
Adicione o queijo e as nozes à salada e sirva.

Deixe uma resposta