Como usar copos e taças para servir entradas e aperitivos salgados

Verrine ou food cocktails: anote esses termos no seu dicionário, porque você ouvirá muito as duas palavras ao longo do ano. Nada mais são do que preparações em porções individuais dentro de copos e taças para jantares, festas e eventos. Com frequência, já vemos esses utensílios no serviço das sobremesas; entretanto, podem igualmente ser utilizados para receitas salgadas, em especial na hora das entradinhas. Ficam lindos, delicados e encantam os convidados pelo carinho e cuidado que transparecem. Além disso, os verrines são uma forma de simplificar os processos, e até os custos, visto que o desperdício de ingredientes e insumos é muito menor e mais controlado.

Mas, então, como utilizar cada copo e taça e quais combinações fáceis e simples, porém, encantadoras, que podemos criar para servir dentro desses utensílios? É isso que vamos ensinar você a fazer agora!

Taças de Martini, de licor, de vinho ou gin, copos de shot e whisky ou até mesmo vidrinhos de compotas podem ser aproveitados para montar um verrine. Tudo depende da sua criatividade e do propósito do seu evento! Se na sua recepção você pretende oferecer vários tipos de entradas, a sugestão é usar copos menores (para que os convidados experimentem mais tipos de verrines) e menos ingredientes nas combinações. Já se o número de aperitivos for reduzido, aposte nos copos maiores e misture mais ingredientes no preparo.

Lembretes importantes:
• Nunca use copos e taças muito altos, senão o garfo não alcançará o final do verrine.
• Os verrines são servidos frios, por isso, podem ficar prontos horas antes dos convidados chegarem.

Copo de Whisky
Três ou quatro camadas são ideais para a profundidade e circunferência desse copo.

Combinação: tomate bem picado, camada de cream cheese e molho pesto. Finalização: baby rúcula.

Taça de Vinho
Olha como aquelas taças básicas de vinho, que todo mundo tem em casa, podem se transformar em uma apresentação célebre!

Combinação: beterrabas al dente bem picadinhas, ricota em pedaços (ou burrata) e azeite de oliva. Enfeite com algum broto.

Copo de Shot
Pequenas doses para ingredientes mais rebuscados. Ótima funcionalidade!

Combinação: abacate batido com salsinha e cebolinha + lâminas de salamão defumado (você compra pronto no Zaffari e Bourbon, é só descongelar e usar). Finalize com um ramo de salsinha.

Outra boa combinação para o copo de shot é um pedaço de queijo coalho com mel. Veja a referência neste Pinterest.

Taça de Martini
Uma das mais conceituadas e clássicas; porém, difíceis, preparações. Mas um ceviche vegano fica lindo nela!

Combinação: rabanete, palmito, tomate, cebola roxa, abacate e suco de limão misturados com sal e pimenta-do-reino.

Deixe uma resposta