Costelinha de porco grelhada: para pais que não dispensam um bom assado de domingo

Seu pai não dispensa um bom assado de domingo, está sempre experimentando novos cortes de carne na grelha e temperos diferentes e prefere manter, claro, a praticidade e simplicidade do preparo? A Costelinha de porco grelhada em salmoura de cerveja certamente é uma saborosa opção para filhos que querem agradar, mas não gostam de perder muito tempo na cozinha.

O segredo para uma carne espetacular está em preparar uma salmoura deliciosa de cerveja antes de começar o assado: é só colocar a carne em um saco plástico que possa ser lacrado, despejar a emulsão de sal, cerveja escura, açúcar mascavo, melaço, água e gelo por cima, selar o saco e levar ao refrigerador, simples, não é mesmo? Enquanto a salmoura ajuda a intensificar o sabor, conferindo maciez e umidade à carne, a cerveja transmite um gosto delicioso e uma cor âmbar ao preparo.

Por fim, é só retirar da geladeira, misturar mais temperos à carne e grelhar por 10 a 12 minutos de cada lado. Um resultado maravilhoso para homenagear o Mês dos Pais tendo a carne como grande protagonista da sua refeição.

Ingredientes:

Para a salmoura:

2 xícaras de água
350 ml de cerveja escura
1/4 xícara de sal
1/4 xícara de açúcar mascavo
1/4 xícara de melaço
1 1/2 xícara de gelo
cebolinha verde

Para as costeletas:

6 costeletas de porco (com osso)
6 dentes de alho (picados)
2 colheres de chá de pimenta preta

Modo de preparo:

Combine todos os ingredientes da salmoura em uma tigela grande. Mexa bem para garantir que o açúcar mascavo, o sal e o melaço tenham se dissolvido nos ingredientes líquidos.
Coloque as costeletas de porco em um saco plástico que possa ser lacrado e despeje a salmoura por cima. Sele cuidadosamente o saco e coloque no refrigerador por 3 a 5 horas.
Preaqueça o forno em fogo médio-alto.
Misture o alho e a pimenta preta em uma tigela pequena. Retire as costeletas do saco, seque-as e as esfregue com a mistura de alho. Coloque-as na grelha e cozinhe por 10 a 12 minutos de cada lado ou até que a temperatura interna na parte mais grossa da carne atinja 75°C.
Depois de cozido, retire do fogo e sirva com cebolinha verde.

Tempo de preparo: 40 minutos + 3 horas de salmoura
Rendimento: 6 porções

Deixe uma resposta