Dê vida nova ao que foi feito na churrasqueira

Sabia que é possível ir além do carreteiro, do sanduíche e do escondidinho e preparar receitas diferentes e deliciosas reaproveitando o churrasco? Talvez você nunca tenha imaginado, mas as versões de empanadas feitas de carne assada são uma ótima maneira de reaproveitamento.

Versáteis e de inspiração argentina, esses pastéis saborosos em forma de meia-lua podem ser recheados com uma variedade infinita de ingredientes e saem do forno douradinhos e cheirosos. Basta desfiar o assado de domingo, preparar um molho com as suas especiarias preferidas e pronto!

Perfeitos para um jantar rápido, você faz apenas o recheio e utiliza a massa pronta comprada no supermercado. Prático, né?

Ingredientes:

10 discos de massa de empanada
1 xícara (chá) de músculo cozido e desfiado (cerca de 250 g)
1 cebola
4 azeitonas verdes sem caroço
1 ovo cozido
½ xícara (chá) de caldo de carne caseiro (ou água)
½ colher (sopa) de azeite
½ colher (chá) de cominho em pó
1 pitada de páprica picante
2 talos de cebolinha
1 gema de ovo para pincelar
sal a gosto

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média) e retire a massa de empanada da geladeira.
Descasque e fatie a cebola em meias-luas finas. Descasque e pique o ovo cozido em cubinhos. Fatie as azeitonas. Lave, seque e fatie a parte verde da cebolinha.
Leve uma panela pequena ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 5 minutos, até ficar bem dourada. Acrescente o cominho e a páprica picante. Misture bem.
Adicione a carne desfiada e as azeitonas. Tempere com sal e regue com o caldo. Misture e deixe cozinhar por cerca de 1 minuto, sem deixar secar – o recheio deve ficar úmido. Desligue o fogo e misture o ovo e a cebolinha picados. Transfira para uma tigela.
Coloque cerca de 2 colheres (sopa) do recheio no centro de um disco de massa com o dedo – isso impede que os pastéis abram na hora de assar. Passe água em toda a borda da massa com o dedo – isso impede que os pastéis abram na hora de assar. Pressione bem as bordas para fechar.
Torça e pressione a borda a cada 2 cm para fechar da mesma forma que uma empanada (se preferir, aperte com um garfo, mas com cuidado para não furar a massa). Transfira para uma assadeira grande, de preferência antiaderente, e repita o processo para formar os outros pastéis.
Em uma tigela, misture a gema com 1 colher (sopa) de água e pincele sobre os pastéis. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 20 minutos, até dourar. Retire do forno e sirva a seguir.

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 10 unidades

Deixe uma resposta