Descubra o sabor new-mami com as tâmaras com queijo e prosciutto

Provar novos alimentos, criar receitas, sentir o gosto e o sabor das suas criações. Essas práticas parecem comuns, mas costumam passar desapercebidas com a correria do dia a dia. Para quem gosta de aproveitar o momento e se aventurar em novas descobertas gastronômicas, chegou a hora de conhecer a fundo o new-mami: a redescoberta do umami em novos pratos e ingredientes.

Reconhecido nos anos 2000, o umami é o quinto gosto do paladar, presente em alguns alimentos. Depois do doce, salgado, amargo e azedo, o umami é reconhecido por ser duradouro, ficando na boca por mais tempo do que os demais.

Encontrado em alimentos como tomates, queijos e cogumelos, pode ser percebido em pratos sofisticados e até mesmo em aperitivos, que cabem perfeitamente em um momento mais descontraído e acompanhado de um bom drink, como é o caso das tâmaras recheadas com queijo e prosciutto.

Delicadas e saborosas, as tâmaras são o contraponto perfeito aos queijos de cabra e mascarpone que acompanham a receita e que conferem um gosto mais pronunciado. Ao manjericão é dada a missão de trazer frescor e contribuir com a percepção olfativa, outro sentido importante e que traz todo um diferencial para a degustação.

Para reconhecer o umami, leve uma tâmara recheada à boca, aperte o nariz com os dedos e tente sentir apenas o gosto de todos os alimentos, mastigando lentamente. Vá soltando a respiração e perceba que os sabores estarão mais intensos. Após engolir, você perceberá que ainda sente o gosto do alimento na boca. Parabéns, agora você consegue reconhecer o umami.

Ingredientes:

1/2 xícara de queijo de cabra
1/2 xícara de queijo mascarpone
1/4 de xícara de folhas de manjericão finamente picadas
16 tâmaras medjool
8 fatias finas de prosciutto, cortadas ao meio no sentido do comprimento
sal e pimenta-do-reino moída
16 palitos de dente ou palitos de coquetel

Modo de preparo:

Em uma tigela pequena, misture os queijos e o manjericão e tempere com sal e pimenta.
Com uma faca, faça uma incisão longitudinal em cada tâmara.
Abra ligeiramente as tâmaras e remova os caroços.
Coloque cerca de 1 colher de chá da mistura de queijo dentro de cada uma.
Feche as tâmaras em torno do recheio.
Enrole um pedaço de presunto em cada tâmara e prenda com um palito.
Disponha as tâmaras recheadas em uma travessa e sirva.

Deixe uma resposta