Falafel: um bolinho fit para comer sem moderação

O grão-de-bico é um alimento super versátil e que rende diversas receitas diferentes e cheias de sabor – de saladas até petiscos. Essa leguminosa é rica em nutrientes como magnésio, cálcio, ferro e fósforo, além de ser uma grande fonte de proteína vegetal.

Uma das receitas mais amadas mundo afora feita com o grão é o falafel. Esse bolinho é simplesmente irresistível e pode ser preparado tanto frito quanto assado, como nesta receita que faz a linha fit. Outra vantagem é que o grão não precisa ser cozido antes do preparo, bastando deixá-lo de molho durante 12 horas. É só despejar a leguminosa em um recipiente com água e deixar descansar por uma noite inteira. No outro dia, você verá como o grão-de-bico terá absorvido parte da água e ficado no ponto ideal para fazer a massa dos bolinhos. Aí é só processar junto com os demais ingredientes e modelar.

Ingredientes:
2 xícaras de grão-de-bico
½ de cebola picada
½ maço de salsinha
6 folhas de hortelã
1 colher (café) de cominho em grão
1 colher (café) de semente de coentro
Pimenta síria a gosto
1 colher (sopa) de tahine
2 colheres de sopa de farinha de batata-doce (pode ser substituído por farinha de arroz ou farinha de trigo)
3 dentes de alho esmagados
3 colheres (sopa) de tahine
3 colheres (sopa) de suco de limão
3 colheres (sopa) de água
3 folhas de hortelã picadas
Sal a gosto

Modo de preparo:
Deixe o grão-de-bico de molho de um dia para o outro.
Após, escorra bem a água e coloque os grãos no processador com os demais ingredientes. Se o processador for pequeno, divida em duas partes.
Depois de bem triturado, modele os bolinhos e coloque em uma assadeira untada com óleo de coco. Leve ao forno aquecido a 180º até que fiquem levemente dourados por fora. Leva cerca de 30 minutos.
Para o molho, misture o alho esmagado, tahine, suco de limão, água, hortelã e sal a gosto e mexa bem, até atingir a consistência de molho. Despeje sobre o falafel

Tempo de preparo: 50 minutos
Rendimento: 12 unidades.

Quando servido com thoum, o tradicional molho árabe de alho, fica difícil resistir e comer apenas um bolinho. Mas nem precisa se preocupar! O falafel é um lanche super saudável e que sacia o apetite com saúde.

Deixe uma resposta