Gratinado de batata: acompanhamento elegante para sua ceia natalina

A ceia de Natal em casa pede mesa farta, com aves assadas, acompanhamentos refinados e saladas repletas de combinações de texturas e sabores. O momento de celebração entre familiares e amigos próximos combina com pratos clássicos e que impressionam tanto na apresentação, quanto no paladar. Afinal, é importante fazer bonito neste momento tão aguardado e especial.

Os acompanhamentos podem ser geralmente considerados coadjuvantes, mas muitas vezes são tão incríveis que chegam a ofuscar os pratos principais. É o caso da nossa sugestão para a sua noite de Natal: gratinado de batata.

O prato de origem francesa é conhecido como gratin dauphinois, por ser originário da região de Dauphiné, no sudeste da França. Feito com finas fatias de batatas assadas com leite ou creme de leite, com temperos como noz-moscada, alho, sal e pimenta-do-reino dando o gostinho característico, é um acompanhamento cremoso que vai ao forno para assar até que sua superfície fique tostada, adquirindo uma bela coloração marrom e dourada. Funciona muito bem como acompanhamento para carnes vermelhas e assados. Quando é adicionado queijo gruyère à receita, ela passa a ser chamada de gratin savoyard, por ser originário da região francesa da Saboia ou Savóia.

A técnica de gratinar vem da culinária francesa: nela os pratos são preparados com boa quantidade de molho, o que evita o ressecamento do gratinado quando submetido à alta temperatura do forno. O molho béchamel e suas variações são os mais utilizados e o aspecto característico é uma crosta dourada que se forma na superfície da preparação.

O resultado é macio e cremoso, uma legítima comfort food para dar aquele gostinho de nostalgia dos Natais clássicos em família para a sua celebração.

Ingredientes:

2 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1,2 kg de batata
1 dente de alho grande picado
1 e 1/4 de xícara de leite
1 xícara de creme de leite
1 e 1/2 colher de chá de sal
1 xícara de queijo gruyère ralado
1/4 de colher de chá de noz-moscada ralada na hora
1 folha de louro seca
pimenta-do-reino moída na hora

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC, com a grade no centro.
Unte generosamente com manteiga uma assadeira de vidro.
Descasque as batatas e corte em fatias finas.
Coloque as fatias em uma tigela com água fria.
Em uma panela média, misture o alho, o leite, o creme de leite, o sal, a noz-moscada e a folha de louro.
Leve para ferver em fogo médio.
Despeje a mistura na assadeira preparada e descarte a folha de louro.
Escorra as batatas em uma peneira e transfira para a assadeira.
Disponha as fatias de batata na travessa fazendo um desenho quadriculado, ora colocando as fatias na vertical, ora na horizontal.
Usando uma colher grande, misture as batatas com a mistura de leite, pressionando suavemente para distribuir as fatias de batata por igual.
Tempere com pimenta.
Salpique com a manteiga, distribuindo uniformemente por toda a superfície.
Polvilhe com queijo.
Coloque no forno e asse por cerca de 45 a 50 minutos, até que as batatas possam ser furadas com um garfo e estejam macias e a parte superior esteja de uma cor marrom dourada.
Sirva imediatamente.

Deixe uma resposta