Guia para montar uma Festa Junina

Vai convidar os amigos para um arraial em casa? Vamos ajudar na missão de organizar a melhor festa junina de todas! Confira nossas dicas para decoração, cardápio e trilha sonora.

Decoração

O clima de arraial é mais descontraído e o lema é praticidade. Aproveite os materiais que você tem em casa (revistas, jornais, cordões) para fazer as bandeirinhas e complemente a decoração com copos, pratinhos e guardanapos coloridos. Use os próprios alimentos para enfeitar o local, basta servir em pequenas porções e decorar com palitos, fitas e plaquinhas personalizadas escritas à mão. Uma dica é fazer cones de cartolina para servir as carapinhas e pipocas, fica um charme e dá mais volume aos enfeites. Nas nossas lojas você encontra diversos materiais para formar a festa, aí é só soltar a criatividade e chamar o pessoal para ajudar na tarefa.

Comes & bebes

Mal começa a esfriar e o pessoal já se enche de ânimo sabendo que logo vem a época de se empanturrar com as delícias típicas de Festa Junina. Listamos algumas receitas que não podem faltar no cardápio.

Carapinha
Em uma panela, coloque 2 xícaras de amendoim torrado com casca, 2 xícaras de açúcar e 1 xícara de água. Leve ao fogo e quando levantar fervura, mexa com uma colher de pau até que toda a mistura fique açucarada. Coloque em uma forma para esfriar por 10 minutos. Pode armazenar em um vidro com tampa por até uma semana.

Bolo de fubá
No liquidificador, bata 3 ovos, 2 xícaras de chá de fubá, 2 xícaras de chá de açúcar, 5 colheres de sopa de farinha de trigo, 100ml de óleo, 200ml de leite e 1 colher de sopa de fermento químico. Coloque em uma forma de bolo e asse no forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos. Desenforme e polvilhe açúcar confeiteiro para decorar.

Pipoca de caramelo
Em uma frigideira, aqueça 1/2 colher de sopa de manteiga e 1 colher de sopa de doce de leite. Mexa até começar a ferver e espere reduzir um pouco. Misture a cobertura em uma porção individual de pipoca e tempere com sal a gosto para ressaltar o sabor.

Cocada de colher
Em uma tigela, bata 3 ovos e 3 gemas. Junte 500 g de coco fresco ralado, 3 xícaras de chá de açúcar cristal e 2 colheres de sopa de manteiga e misture bem. Coloque em uma panela média e cozinhe em fogo baixo sem mexer muito. Cozinhe até ficar com a consistência de um creme molinho (aproximadamente 10 minutos). Coloque em um refratário e espere esfriar. Sirva morna.

Quindim
Em uma vasilha, peneire 15 gemas de ovo caipira (geladas). Adicione 225g de açúcar refinado, 100g de coco fresco ralado e 1 colher de sopa de manteiga derretida. Misture bem. Unte as forminhas com manteiga e açúcar. Despeje a mistura nas forminhas e coloque-as numa forma grande. Deixe descansar por 1 hora. Coloque água quente na forma grande e cubra com papel alumínio para cozinhar em banho maria. Leve ao forno por 1h15min. Tire da forma grande e deixe esfriar. Se ficar na forma grande, continua cozinhando. Quando estiver bem frio, desenforme.

Bolo gelado de coco – Toalha felpuda
Na batedeira, bata 150 gramas de manteiga, 1 ½ xícara (chá) de açúcar e 4 gemas. Misture 200ml de leite de coco e 2 xícaras (chá) de farinha de trigo. Acrescente ½ xícara (chá) de leite em temperatura ambiente. Envolva delicadamente de baixo para cima 4 claras batidas em neve e 1 colher (sopa) de fermento em pó. Coloque em assadeira untada e polvilhada e leve ao forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 35 minutos. Retire do forno e fure o bolo com um garfo. Regue com a mistura de ½ lata de leite condensado, 200ml de leite de coco e ½ xícara de leite. Polvilhe com 200g de coco ralado e leve à geladeira por no mínimo 6 horas.

Pinhão

Basta cozinhar na água, em uma panela de pressão, e temperar com sal a gosto. Conheça os benefícios dessa semente e descubra qual a melhor hora do dia para consumi-la.

Não existe junção sem ele! Aprenda a preparar o Quentão do #ZaffariDrinks e faça a alegria dos convidados.
Em uma panela, coloque 2 xícaras de água, 1 xícara de açúcar, cascas de uma laranja, 3 fatias de gengibre, 2 pedaços de canela em pau e 10 cravos-da-índia. Deixe ferver por 5 minutos. Acrescente 1 garrafa de vinho tinto seco e 1 xícara de cachaça até levantar fervura novamente. Desligue e sirva enquanto estiver quente.

Trilha da festa

No Spotify do Zaffari tem uma playlist completa para animar a festa.

*Beba com moderação

Deixe uma resposta