Molho de abacaxi grelhado: petisco suculento para a hora do churrasco

Quem disse que farofa, pãozinho de alho e salsichão são os melhores acompanhamentos para um bom churrasco não sabe mesmo o que está perdendo ao deixar de fora das opções de petiscos o molho de abacaxi grelhado, essa gostosura fresh, ideal para servir em minirreuniões com os amigos mais íntimos nos dias em que as temperaturas estiverem mais altas.

Há quem diga que esse molho tropical fumegante e doce leva você a Yucatán, no México. É bem provável, pois a receita é regada a pimenta dedo-de-moça, originária desse país e valorizada pela calorosa ardência na degustação.

O preparo da receita não tem nenhum mistério e é fácil de fazer; e a combinação é realmente boa porque mistura o doce e defumado do abacaxi com a picância da pimenta e a refrescância do coentro. Na grelha, o abacaxi assume outra textura, desenvolvendo um sabor diferente e suculento, responsável pela umidade do molho, que leva ainda ingredientes como pimenta, cebola, suco de limão, sal e tempero.

Dica: o sabor do abacaxi defumado funciona muito bem com diferentes tipos de carne, especialmente com entrecot grelhado.

Rende: 4 porções
Preparo: 30 minutos

Ingredientes

1 abacaxi fresco, descascado com crista
Azeite extravirgem
1/2 cebola roxa em meia lua fininha picada
Suco de 1 limão
Sal
2 colheres de sopa de coentro recém-picado
500g de entrecot
Pimenta dedo-de-moça

Modo de preparo

Preaqueça a grelha ou a assadeira em fogo médio-alto. Pode fazer na churrasqueira descascando o abacaxi sem tirar a crista. Segure o abacaxi pela crista para virar e tostar todos os lados.
Pincele o abacaxi com azeite e grelhe até carbonizar dos dois lados. Deixe esfriar, descasque o miolo e pique em pedaços pequenos.
Em uma tigela média, misture o abacaxi, as cebolas, o coentro e o suco de limão. Tempere com sal e decore com coentro.
Finalize com pimenta dedo-de-moça.
Sirva com entrecot grelhado.

Deixe uma resposta