Nem só de carne se faz churrasco

Você não come carne, mas adora ficar na volta da churrasqueira sentindo o perfume dos vegetais assando?

Então prepare o coração para as coisas que esta receita vai contar! Cobertos com tomatinhos-cereja, mossarela e manjericão fresco, estes tenros Portobellos recheados assados na brasa não vão desapontar você de jeito algum. Low carb, os cogumelos são fonte de fibras, vitaminas, minerais e proteínas e ainda têm ação antioxidante, ajudando a fortalecer o sistema imunológico.

Eleito o aperitivo perfeito para vegetarianos, você ainda vai descobrir que abafar e assar na manteiga de alho eleva a receita ao próximo nível, ou seja, se o que você quer é sabor, essa manteiga não é realmente o que chamamos de opcional.

Esta receita de cogumelos recheados ainda pode ser preparada com antecedência: basta montá-los, cubri-los com plástico filme e levá-los à geladeira. Ao assá-los, retire os cogumelos da geladeira 30 minutos antes.

Ingredientes manteiga de alho:

2 colheres de sopa de manteiga
2 dentes de alho esmagados
1 colher de sopa de salsa picada

Ingredientes do portobello recheado:

6 cogumelos portobello grandes, hastes removidas, lavados e secos cuidadosamente com uma toalha de papel
3 bolas frescas de queijo mossarela fresco, cortadas em fatias finas
12 unidades de tomate-cereja em fatias finas
manjericão fresco desfiado para decorar

Ingredientes do esmalte balsâmico:

1/4 xícara de vinagre balsâmico
2 colheres de chá de açúcar mascavo, opcional

Modo de preparo:

Acenda o fogo e, quando em brasas, coloque a grelha.
Enquanto isso, combine todos os ingredientes da manteiga de alho em uma pequena panela (ou tigela própria para micro-ondas) e derreta até que o alho esteja perfumado. Pincele o fundo de cada cogumelo e coloque-os, com o lado com manteiga para baixo, na grelha.
Vire e pincele o alho restante sobre o interior de cada tampa. Recheie cada cogumelo com as fatias de mussarela e os tomates e grelhe até o queijo derreter e dourar (cerca de 6 minutos).
Para servir, cubra com o manjericão, regue com o glacê balsâmico e salpique com sal a gosto.
Para o esmalte balsâmico (se estiver fazendo do zero, prepare de antemão), misture o açúcar (se for usar) e o vinagre em uma panela pequena em fogo alto e deixe ferver. Reduza o fogo para baixo, deixe ferver por 5-8 minutos ou até que a mistura engrosse e se reduza a um glacê. (Se não usar açúcar, deixe reduzir por 12-15 minutos em fogo baixo).

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 6 porções

Deixe uma resposta