O que pode e o que não pode em um baldinho de gelo para vinhos

Montar um baldinho de gelo parece a tarefa mais fácil do mundo, certo? Você está pensando: o que tem de mais colocar gelo dentro de um baldinho e a garrafa da bebida que você deseja gelar? Isso pode até ser real para as cervejas; porém, para os vinhos, o assunto é um pouco diferente. Nem todos os vinhos devem ser degustados gelados, nem todos devem ser gelados, outros ainda devem ficar parcialmente imersos no gelo, e assim por diante.

Vamos saber então o que pode e o que não pode na hora de organizar os vinhos em um baldinho com gelo?

1. Primeiramente, faça a montagem do baldinho
Cubos de gelo e um pouco de água são suficientes. A água é importante para aumentar a superfície de contato do gelo com a garrafa. Essa mistura deve envolver todo o líquido presente no interior da garrafa.

2. Vinhos brancos: alterne o tempo da garrafa entre dentro e fora do balde
Se ficar por um longo tempo submersa no gelo, a bebida fica muito gelada e amortece o paladar: aumentando a sensação de acidez e diminuindo as características essenciais do vinho. Logo, o ideal é começar com a bebida dentro balde (por cerca de 20 minutos), depois tirar um pouco e quando começar a esquentar, colocar de novo por mais uns 10 minutos; e assim sucessivamente.

3. Vinhos rosés: você pode seguir a mesma regra dos vinhos brancos

4. Vinhos tintos: observe a temperatura ambiente antes de colocar a garrafa no balde
A temperatura ideal para beber um vinho tinto é entre 16 e 18 graus, de acordo com os padrões europeus. Entretanto, em muitos estados brasileiros o calorão de mais de 30ºC pede que até o vinho tinto vá para a geladeira. Se o clima estiver frio, coloque a mão na garrafa e sinta se a temperatura ambiente foi suficiente para gelá-la. Se a garrafa estiver fresquinha, pode beber assim. Do contrário, recomenda-se colocar em um balde com gelo por 5 a 10 minutos antes de servir.

5. Espumantes: gelar no baldinho é a forma mais correta
Espumante na geladeira ou no freezer? Nunca mais! O primeiro não suporta a temperatura ideal; enquanto o segundo pode congelar a bebida e a rolha. A forma mais adequada de gelar esse vinho borbulhante é colocar a garrafa no balde com gelo uns 30 minutos antes de abrir. E, ao contrário dos demais vinhos, deve permanecer dentro do baldinho o tempo todo, até a noite ou a conversa terminar.

Deixe uma resposta