Os 10 pratos mais populares no Rio Grande do Sul

10. Tainha na Taquara
Um tipo de peixe muito consumido no Sul, assado em um pedaço de taquara, o qual é bem popular no litoral gaúcho e na Festa do Mar, que acontece a cada dois anos em Rio Grande. Durante as festividades da Semana Santa, no mês de março, quando ocorre a Feira do Peixe no Mercado Público de Porto Alegre, esse peixe é muito vendido para o preparo e o prato já pode ser comprado pronto para consumo.

9. Costelão 12h
Um prato supertradicional da cultura gaúcha, que, no entanto, não é preparado de forma tão rotineira como o churrasco de todo o domingo. Essa receita normalmente é apresentada em eventos especiais, datas importantes como a Semana Farroupilha para os rio-grandenses. O segredo é garantir um pedaço grosso de costela para a espessura aguentar as 12 horas de cozimento. O preparo acontece em um fogo de chão, onde a chama fica mais baixa e a brasa incandescente.

8. Cuca
De origem alemã, a receita de cuca ganhou readaptações quando chegou ao Brasil e misturou-se com as tradições da cozinha italiana. Hoje, é uma das delícias da culinária do Sul do país que você encontra em praticamente todos os supermercados e padarias e na casa daqueles que visita.


Aprenda a fazer uma cuca de uva

7. Sagu com creme
Visitar um familiar e ser recebido com uma tigela de sagu com creme. Isso é tão típico para os gaúchos, em especial, para os descendentes de italianos, quanto o pastel de Belém é para os portugueses. Uma sobremesa à base de vinho feita com bolinhas de sagu (extraídas da fécula da mandioca) e apreciada em combinação com um creme branco de baunilha. Partiu preparar?


Veja a receita de Sagu com Creme do Receitas Zaffari

6. Polenta Frita
Característica no almoço de muitas famílias no Rio Grande do Sul, a polenta é um creme mole feito a partir de farinha de milho e fica ainda melhor quando endurece, uma vez que fica possível fritá-la. A polenta frita acabou transformando-se em uma iguaria que você encontra em quase todos os bares do Estado. E com um queijo ralado por cima, é irresistível!

5. Sopa de capeletti
Um prato que é a cara e o coração do inverno gaúcho. Servida como entrada ou prato principal, a sopa de capeletti agrada múltiplos paladares. É mais uma das receitas do Sul herdada da culinária italiana.

Descubra três segredos da receita tradicional de sopa de capeletti

4. Tortéi
Um dos tipos de massa mais consumidos no Sul, é outra das heranças da colonização italiana. Na Lombardia, região de origem, denomina-se Tortelli. Quando no almoço, jantar ou evento o cardápio oferecerá somente tortéis, os descendentes de italianos do interior gaúcho costumam dizer que comerão uma “tortelada”. Com recheio de moranga, essa massa fresca é, tradicionalmente, servida com molho ao sugo, de coração ou de moela.

3. Carreteiro
Apesar de o arroz de carreteiro (ou simplesmente carreteiro) original ser o de charque, na maioria das casas gaúchas o carreteiro diário é feito a partir das carnes que sobram do churrasco. Muitas famílias, às vezes, já compram carne a mais no intuito de que sobre para o carreteiro. Se o almoço de domingo é o churrasco, a janta é o carreteiro.

2. Churrasco
Domingo sem churrasco? Praticamente não existe no Sul. É quase como um momento de celebração, onde a família reúne-se ao redor da mesa para saborear aquele preparo especial. Por isso, é um dos mais populares pratos gaúchos, apesar de já ter se espalhado pelo Brasil inteiro, e até pelo mundo.

1. Xis
Vamos combinar, ele merece a 1ª posição, porque é o mais popular de todos! É lanche, é almoço, é jantar. A qualquer dia da semana, a qualquer hora ou em qualquer lugar, prensado ou não, ele está presente em muitas refeições dos gaúchos. O Xis Salada é um dos mais pedidos e consumidos nos bares e lancherias (lanchonetes); porém, são infinitas as combinações: Xis Coração, Xis Bacon, Xis Strogonoff, Xis Calabresa, Xis Vegetariano, e por aí vai.

Deixe uma resposta