Pavê de sorvete: muitas camadas de ganache para seduzir no Natal

Já que no Natal o peru costuma ser a estrela do banquete da ceia, o que dizer de deliciosas sobremesas geladas para encerrar a noite em grande estilo? Apetitoso, saboroso e versátil, o pavê é desses doces que costumam seduzir os convidados da primeira à última colherada e que geralmente estão presentes em ocasiões especiais. Não que não possa ser preparado em dias normais ou aos finais de semana para receber uma visita querida, mas em momentos de celebração e união é um dos doces brasileiros de inspiração francesa mais populares e fáceis de fazer.

Essa torta gelada queridinha costuma ser servida em travessas e tem como base biscoitos ou ainda uma massa de bolo embebida em sucos, licores ou caldas com um creme entre as camadas. Frutas frescas e chocolate são complementos que prometem fazer a alegria das suas tardes e de todos que estiverem na sua companhia durante a noite mais especial do ano.

Agora se você morre de amores por chocolate cremoso e creme de leite, que tal uma versão que mistura ganache e creme branco? Prepare-se: a textura macia da versão de pavê de sorvete é tão maravilhosa que todos os convidados vão querer a receita assim que derem a primeira mordida.

Ingredientes:

1 caixa de leite condensado
100 g de creme de leite fresco
300 ml de leite
2 gemas
1 xícara de chá de chantilly
2 colheres de sopa de manteiga
1 pacote de biscoito com cobertura de chocolate
200 g de chocolate meio amargo
Modo de preparo da ganache:
Em uma tigela, coloque o chocolate meio amargo derretido, o creme de leite e misture bem.

Modo de preparo do creme branco:

Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite, a manteiga, as gemas peneiradas e leve ao fogo baixo até engrossar, por cerca de 15 minutos.
Retire do fogo e deixe esfriar.
Adicione o chantilly e misture delicadamente.

Montagem:

Em um refratário, coloque metade do creme branco.
Adicione metade da ganache e espalhe com uma colher até a superfície ficar mesclada.
Salpique metade do biscoito quebrado, mais uma camada com o restante do creme branco, a outra metade da ganache (reserve 2 colheres de sopa para a cobertura) e cubra com o restante do biscoito quebrado.
Decore com 2 colheres de sopa de ganache e leve ao freezer por cerca de 6 horas.
Retire do freezer, corte em quadrados e sirva em seguida.

Deixe uma resposta