Peixe assado com limão: um prato rápido e delicioso para o almoço de Páscoa

Seja por tradição ou religião, a Semana Santa e a Páscoa são datas em que aumenta o consumo de peixes na mesa das famílias brasileiras. A tradição católica não permite consumir carne vermelha na Sexta-feira Santa; mas mesmo quem não é religioso pode se beneficiar do consumo regular de peixes.

Devido às suas propriedades nutricionais, os pescados são uma ótima alternativa de proteína para uma alimentação saudável. São importante fonte de ferro, vitamina B12, cálcio, fósforo, iodo e cobalto. Alguns peixes, como salmão, atum e sardinha, são ricos em ômega 3 e 6, que são gorduras que fazem bem ao organismo. Auxiliam na redução dos triglicerídeos, a prevenir doenças cardiovasculares e neurológicas. Para obter todos esses benefícios, é recomendado consumi-los pelo menos duas vezes por semana.

São diversas as tradições de comemoração da Páscoa, e pratos com peixes e frutos do mar são indispensáveis no cardápio. Opções reconfortantes e com um toque de nostalgia costumam agradar toda a família.

Os peixes brancos têm um sabor suave, cozinham rapidamente e harmonizam perfeitamente com molhos à base de limão. Todo mundo sabe que essa combinação é um verdadeiro clássico, não é mesmo?

Nosso peixe assado com limão é o prato perfeito para quem quer encantar toda a família no almoço da Sexta-feira Santa ou do domingo de Páscoa, mas não quer gastar muito tempo na cozinha. Fica perfeito servido com purê de batata e brócolis e couve-flor assados ou cozidos no vapor como acompanhamento. A gente aposta que é um prato que vai fazer tanto sucesso na Páscoa que todo mundo na sua casa vai querer repetir várias vezes em dias de peixe à mesa.

Ingredientes:

6 colheres de sopa de manteiga (90 g)
4 dentes de alho picados
2 limões sicilianos
700 g de filés de congrio ou outro filé de peixe branco da sua preferência
1/2 colher de chá de sal marinho e pimenta
salsa picada para servir
minirrúcula para servir

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 220ºC.
Em uma frigideira pequena em fogo médio, derreta a manteiga .
Adicione o alho e deixe cozinhar por 1 minuto.
Faça raspas de um limão e adicione à manteiga.
Corte o limão em fatias finas e coloque-as no fundo de uma assadeira.
Se sobrar, guarde-os para a parte superior do peixe.
Seque o peixe com papel toalha, tempere os dois lados com sal e pimenta e coloque o peixe por cima das rodelas de limão.
Pincele a manteiga de alho e limão sobre o peixe.
Asse o peixe por 10 a 12 minutos ou até que ele se lasque facilmente com um garfo.
Polvilhe salsinha picada por cima do peixe e sirva imediatamente com minirrúculas como acompanhamento.

Deixe uma resposta