Pizza de brie, cebola caramelizada e cranberries para se deliciar

Você sabia que julho é o mês da pizza? A data homenageia uma das invenções culinárias mais apreciadas no mundo. Se você não tinha esta informação, anote na agenda e se prepare para comemorar no melhor estilo com a combinação perfeita da cebola caramelizada com o queijo brie.

Conhecida por dar acidez aos pratos, a cebola é utilizada em molhos e como um tempero natural, mas sua versão caramelizada é agridoce e combina perfeitamente com lanches. Já o brie é da família dos queijos moles e muito versátil. O sabor suave e, ao mesmo tempo, marcante garante sua presença em qualquer prato. Juntando todos os ingredientes, o resultado é uma pizza diferente e muito delicada ao paladar.

A pizza de brie pode ganhar um aspecto ainda mais atraente utilizando amêndoas e cranberries. E para chegar ao resultado perfeito, o ideal é assar em forno bem quente, até dourar as bordas e servi-la em quadradinhos para facilitar a degustação.

Ingredientes:

Para a massa:
340 g de água morna
390 g de farinha
1 xícara de semolina ou fubá
1/4 xícara de azeite
1 colher de sopa de fermento em pó químico
2 colheres de chá de fermento biológico seco
1 1/2 colher de chá de sal

Para a cobertura:
2 colheres de chá de óleo vegetal ou manteiga
4 cebolas amarelas grandes, cortadas em fatias finas
5 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
6 colheres de sopa de açúcar
1/4 colher de chá de sal
250 g de queijo brie, sem casca, cortado em cubos
pimenta-do-reino moída grosseiramente
60 g de cranberries desidratadas
1/2 xícara de amêndoas fatiadas

Modo de preparo:

Para fazer a massa, pese a sua farinha ou meça delicadamente colocando-o em uma xícara e removendo o excesso. Misture e sove os ingredientes da crosta na batedeira ou na máquina de fazer pão para fazer uma massa lisa, brilhante e ligeiramente pegajosa.
Deixe a massa crescer, coberta, enquanto você faz a cobertura, cerca de 45 a 60 minutos.
Para a cobertura, hidrate as cranberries em uma vasilha com água e, após 3 horas, descarte a água e reserve.
Em uma frigideira grande, aqueça o óleo ou a manteiga em fogo médio-alto, acrescente as cebolas e cozinhe, mexendo sempre, até que fiquem translúcidas e dourem nas bordas, cerca de 20 minutos. Adicione o vinagre, o açúcar e o sal e cozinhe até dourar por igual e todo o líquido evaporar, mais 10 minutos ou mais. Retire as cebolas do fogo e transfira-as para um prato raso para esfriar. Preaqueça o forno a 220°C. Unte levemente com óleo uma assadeira de 40X28 cm. Transfira a massa para a assadeira preparada e espalhe a massa com a ajuda dos dedos para preencher toda a assadeira. Cubra e deixe a massa descansar por mais 20 minutos.
Cubra a massa com a cebola e depois espalhe o brie. Moa uma pitada de pimenta-do-reino fresca por cima e polvilhe com as amêndoas fatiadas. Asse a pizza até que a crosta esteja dourada nas bordas e o queijo borbulhando, 15 a 18 minutos. Retire a pizza do forno, espalhe as cranberries por toda a superfície, deixe esfriar por 5 a 10 minutos, depois retire da assadeira e corte.

Deixe uma resposta