Poke: do Havaí para a sua casa

O poke é uma iguaria de origem havaiana e que é a cara do verão. Por ser refrescante e não pesar no estômago, é uma receita que vai bem em dias de altas temperaturas. E com as dicas que selecionamos para você, é possível preparar o seu próprio poke em casa.

Essa versão de poke de salmão não leva arroz como na forma de preparo tradicional. A combinação é feita com ervilhas, wasabi, pepino, avocado e um mix de verdes, o que resulta em um bowl leve e completo, super possível de fazer em casa e surpreender os amigos em um jantarzinho informal.

Ingredientes:
1 colher de chá de açúcar
1/2 colher de chá de gengibre descascado ralado
2 colheres de sopa de vinagre de arroz
2 pepinos japonês
Sal a gosto
2 cebolinhas
3 colheres de sopa de molho de shoyu
2 colheres de chá de suco de toranja (grapefruit)
1 colher de chá de suco de limão
1 pacote de mix de folhas verdes
350g de salmão fresco sem pele, cortado em cubos pequenos
1/2 abacate, cortado em cubos pequenos
1/4 de xícara de ervilhas esmagadas e temperadas com wasabi
Gergelim branco e preto a gosto

Modo de preparo:
Em uma tigela pequena, misture o açúcar, 1 colher de sopa de gengibre ralado e o vinagre. Reserve. Coloque os pepinos cortados em fatias finas e uma pitada de sal em uma peneira, mexendo suavemente para soltar o excesso de líquido. Adicione pepinos à mistura de açúcar, cubra e leve à geladeira até esfriar, por cerca de 30 minutos. Prove pepinos em conserva e tempere com mais sal, se necessário.
Enquanto isso, retire a parte superior verde-escura das cebolinhas e corte em uma diagonal; transfira para uma tigela pequena de água gelada e deixe descansar até que a cebolinha comece a enrolar, por 10 a 15 minutos. Escorra a cebolinha e esprema o excesso de líquido com papel toalha.
Para fazer o tradicional molho ponzu, corte em fatias finas as partes verde-clara e branca das cebolinhas e bata em uma tigela média com molho shoyu, suco de toranja, suco de limão e restante do gengibre e vinagre. Transfira 3 colheres de sopa do ponzu para uma segunda tigela média. Adicione o mix de folhas à tigela usada para fazer o ponzu; misture para cobrir e tempere com sal. Adicione o salmão à segunda tigela com 3 colheres de sopa de ponzu e misture delicadamente para revestir. Adicione o abacate, os pepinos em conserva escorridos e a cebolinha na tigela com salmão e misture novamente. Tempere com mais sal, se necessário.
Divida o mix de folhas entre as tigelas. Cubra com mistura de salmão e ervilhas wasabi; polvilhe com gergelim.

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 2 porções.

Uma dica para agilizar o processo de preparo do seu poke: os pepinos podem ser feitos com antecedência e mantidos em conserva por até 3 dias, sempre sob refrigeração. Já o ponzu pode ser feito na véspera da receita; basta cobrir e refrigerar.

Confira como fazer o sunomono do #ReceitasZaffari.

Deixe uma resposta