Por dentro da tendência global: snacks de alga marinha

Populares na China, no Japão e na Coréia, onde são incluídas em quase todas as refeições, as algas marinhas estão ganhando popularidade no Ocidente, consolidando-se como uma das principais tendências de 2019. Dois fatores são fundamentais para o aumento da sua procura: a cultura alimentar cada vez mais global que trouxe as tradições asiáticas orientadas para a saúde e o uso do ingrediente como substituto de carnes e frutos do mar.

Ricas em fibras e pobres em calorias, as algas saciam sem engordar. Fontes de iodo, proteína e ômega 3, elas contribuem para o bom funcionamento da tireoide e a manutenção dos músculos, além de combater processos inflamatórios que impedem as células de absorver corretamente a glicose (o que favorece o ganho de peso).

Fique de olho nas prateleiras: em breve a gama de produtos com algas vai aumentar, principalmente no segmento de lanches “para levar”. Gostou da novidade? Então por que esperar se você pode aproveitar agora em snacks facílimos de preparar? Montamos 3 receitas perfeitas para quando você quer curtir um momento só seu.

Chips de alga marinha (salgadinho de Nori)

Ingredientes:
Folhas de alga Nori
Óleo de gergelim
Sal marinho
Lemon pepper ou páprica defumada

Modo de preparo dos chips: corte a alga com uma tesoura e disponha em uma assadeira grande, em uma única camada. Pincele o óleo de gergelim e polvilhe sal e tempero a gosto. Asse em forno preaquecido a 180ºC por 5 minutos ou até a alga ficar verde e crocante (levemente enrugada). Se desejar, polvilhe mais tempero assim que sair do forno. Dica: no lugar do tempero, você pode pincelar gotinhas de vinagre!

Petisco de alga Nori com salmão defumado

Ingredientes:
6 chips de alga marinha (receita anterior)
100g salmão defumado
½ avocado
1 colher de sopa de molho shoyu
Gergelim preto e branco a gosto

Modo de preparo: disponha os chips em uma tábua de servir. Posicione uma fatia de salmão defumado em cada chips. Em um recipiente pequeno, esmague o avocado com um garfo e misture com o molho shoyu. Cubra com o avocado temperado e polvilhe gergelim a gosto.

Tacos de Nori

Ingredientes:
4 folhas de alga Nori
1/2 xícara (chá) de farinha
1 colher (sopa) de ciboulette
1 xícara (chá) de água gelada
150g de filé de atum em cubos
1 colher (sopa) de molho shoyu
1/2 colher (café) de fermento em pó
1 colher (sopa) de maionese + 1 pitada de wasabi
Gergelim branco e preto
Sal e pimenta a gosto
Óleo para untar
Brotos a gosto

Modo de preparo: corte a alga em formato redondo (use um prato para moldar). Misture a farinha com a água gelada, o fermento e uma pitada de sal. Passe um lado da alga na mistura e leve para uma frigideira quente untada até dourar o disco dos dois lados. Retire do fogo e molde os tacos com ajuda de um cabo de uma colher de pau. Misture os cubos de atum com molho shoyu, ciboulette, gergelim, sal e pimenta a gosto. Coloque uma porção de atum no meio de cada um taco, pingos da maionese de wasabi e brotos a gosto.

Deixe uma resposta