Prática, receita napolitana tem aroma intenso e marcante

Um molho com temperos fresquinhos e uma boa dose de pimenta pode muito bem ser o segredo daquelas receitas que fazem você fechar os olhos e sentir o sabor de cada ingrediente. Com o spaghetti napolitano com anchova, não poderia ser diferente. Com origem na Ilha de Ischia, no golfo de Nápoles, na Itália, o preparo foi projetado para ter um aroma intenso e conquistar diferentes paladares.

Desde que esse preparo se tornou popular em Roma, ganhou novas versões e sabores em outros continentes. Ela pode ser feita integralmente com ingredientes da despensa, embora um pouco de condimentos frescos no final ajude a aprimorar o sabor. Além disso, ela é fácil de fazer e fica pronta em apenas três etapas!

Já a base desse preparo é um molho de tomate com alho, mas são as anchovas, as azeitonas e as alcaparras que elevam o sabor a um alto nível. Além disso, os flocos de pimenta deixam as coisas ainda melhores. Com certeza não há nenhuma receita de massa melhor que essa para espantar o frio!

Ingredientes:

300 g de spaghetti
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola picadinha
2 dentes de alho grandes, esmagados
½ colher de chá de flocos de pimenta (opcional)
400 g de tomate picado em lata
5 filetes de anchova, finamente picados
120 g de azeitonas pretas sem caroço
2 colheres de sopa de alcaparras, drenadas
salsinha picada a gosto

Modo de preparo:

Aqueça o óleo em uma frigideira antiaderente em fogo médio-baixo. Adicione a cebola com uma pitada generosa de sal e frite por 10 minutos ou até ficar macia. Adicione o alho e a pimenta, se for usar, e cozinhe por mais um minuto.
Junte os tomates, as anchovas, as azeitonas e as alcaparras à cebola, leve ao fogo brando e cozinhe, destampado, por 15 minutos. Tempere a gosto.
Enquanto isso, leve para ferver uma panela grande com água e sal. Cozinhe o spaghetti seguindo as instruções da embalagem, escorra e misture com o molho e a salsa.

Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 3 porções

Deixe uma resposta