Na edição especial do Cozinha Pocket Zaffari: Cozinhando a Dois, deste Dia dos Namorados, nossos clientes pediram, e o chef Marcos Livi atendeu: uma receita de Risoto de Camarão com Alho-Poró. A receita, na opinião dele, realmente é perfeita para a ocasião por inúmeros motivos: 1) o preparo pode ocorrer em uma panela só (praticidade); 2) prato único para servir; 3) elegância devido ao ingrediente; 4) não é uma receita pesada e sem contar, claro!, que acompanha incrivelmente bem com aquela taça de vinho planejada.
O chef Marcos Livi é proprietário da Companhia de Gastronomia e Cultura (CGC) – a qual engloba oito empreendimentos gastronômicos, dentre eles, o C6 Burger, em São Paulo, já eleito um dos melhores hambúrgueres do Brasil, os bares Quintana e Veríssimo na mesma cidade, além do Parador Hampel, na Serra Gaúcha. Com muitos prêmios acumulados no avental, entregamos a ele o desafio de trazer uma receita prática; porém, à altura da ocasião. Afinal, a comemoração pede algo especial sim; mas sem muito trabalho para que os casais possam se curtir mais, não é mesmo?
Deixe o camarão descongelar e separe 16 unidades para montar os espetinhos. Mantenha o “rabinho” (tail) nesses e retire dos demais.
Monte 4 espetinhos com 4 camarões cada e tempere com sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva a gosto. Reserve.
Aqueça uma panela para iniciar o risoto. Refogue a cebola e o dente de alho. O chef Livi usou um dente de alho inteiro tostado, mas você pode usá-lo in natura mesmo, bem picadinho.
Acrescente o arroz e deixe fritar. Quando começar a grudar no fundo da panela, adicione ½ xícara de vinho branco.
Enquanto o vinho branco evapora, aqueça uma frigideira com azeite de oliva e toste dois pedaços de alho-poró.
Volte para a panela do risoto e adicione os camarões separados, aqueles sem o “rabinho” (tail).
Ajuste o tempero com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Nesta hora, entre com o caldo. A melhor dica é colocar o caldo aos poucos, com a ajuda de uma concha e mexendo sempre.
Enquanto o arroz cozinha e incorpora, toste os espetinhos de camarão de ambos os lados, na mesma frigideira que você usou para os pedaços de alho-poró.
Hora da finalização do risoto: adicione um pouco de alho-poró picado (não aquele tostado, o fresco mesmo) quando perceber que o risoto está no ponto de sua preferência.
Misture de 1 a 2 colheres de manteiga sem sal bem gelada (ela dará brilho e cremosidade ao prato). Mexa bem.
Sirva porções elegantes nos pratos e rale um pouco de queijo grana padano por cima.
Decore com o alho-poró e os espetinhos de camarão tostados.
Sirva com o vinho que mais agrada o casal, independentemente se esse for branco ou tinto. O chef Marcos Livi apostaria em um vinho tinto.
Um brinde e Feliz Dia dos Namorados!