Romeu e Julieta de forno: você não vai resistir a esta combinação

Você já ouviu falar em umami? A palavra de origem japonesa é usada para designar o quinto sabor do paladar humano. Aliado ao amargo, doce, azedo e salgado, ele completa a lista responsável por dar o toque de sabor aos alimentos.

Os benefícios do umami vão desde o aumento da produção de saliva até o de proteção do estômago, pois o aminoácido glutamato, responsável por conferir o gosto, auxilia na digestão de alimentos muito proteicos, como carnes por exemplo.

O sabor está presente em vários alimentos e temperos, como frutos do mar, tomate, cogumelos e peixes, mas se engana quem pensa que somente os pratos principais podem agregar este sabor. A dupla queridinha queijo com goiabada ganha uma releitura prática, se transformando em uma deliciosa sobremesa. Ela é perfeita para compartilhar, com porções generosas e quentinhas, em família.

No Romeu e Julieta de forno você poderá testar seu paladar e sentir o gosto umami através do queijo parmesão, um dos alimentos que mais concentram o glutamato monossódico. Para essa experiência gustativa, aposte na receita e se surpreenda com o resultado.

Ingredientes:
800 g de goiabada
2 copos de requeijão
1 lata de creme de leite
4 ovos
50 g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:
Unte um refratário grande ou ramequins.
Corte a goiabada em fatias e forre o fundo e os lados do refratário grande ou dos ramequins.
No liquidificador, bata os ovos, o creme de leite e o requeijão por cerca de 2 minutos.
Derrame a mistura sobre a goiabada fatiada no refratário ou nos ramequins.
Cubra com o queijo parmesão ralado.
Leve ao forno preaquecido até começar a dourar26
Desligue o forno e deixe por mais 10 minutos no forno desligado.
Sirva quente ou frio.

Deixe uma resposta