Salmão assado: o novo churrasco do verão

Você sabia que nós, brasileiros, consumimos em média 10 quilos de peixe por ano quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde seria 20? Com a chegada dos dias mais quentes e longos, e o aumento da preocupação com a alimentação para o corpo estar em forma no verão, é a oportunidade perfeita para inserirmos mais peixes na dieta alimentar.

Uma ótima opção quando o assunto é um encontro de família diferenciado é o salmão. Ele é leve, saudável e prático de fazer, além de não deixar cheiro na cozinha e ser um dos peixes mais consumidos pelos brasileiros (segundo a Associação Brasileira de Piscicultura). Ou seja: garantia de sucesso à mesa. Assado, grelhado, na brasa, em postas ou filé, com ou sem crosta, cru ou cozido. Há infinitas formas de preparo e apresentação desse peixe. Existe uma, no entanto, que conquista o coração: salmão assado, pode ser no forno ou mesmo na grelha da churrasqueira, a fim de aproveitar o clima descontraído de um ambiente mais espaçoso.

Três boas, rápidas e práticas formas de preparo do salmão, portanto, são:

1. Com crosta de gergelim ou parmesão, no forno
Em cerca de 30 minutos a receita está feita e assada. Para fazer o salmão com gergelim, é só misturar gergelim branco e preto em uma vasilha; depois, regar azeite de oliva ao redor dos filés de salmão e passá-los no gergelim. Coloque em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 20 minutos. Quando der 10 minutos, vire-os para assar igualmente em ambos os lados.

Para fazer a crosta de parmesão, o processo é parecido. No entanto, é preciso fazer uma espécie de farofa para passar ao redor do salmão. A farofa leva: parmesão ralado, farinha de rosca, orégano fresco e limão siciliano.

Confira a receita completa do #ReceitasZaffari aqui

2. Com alcaparras, azeite de oliva e batatas, no forno
Para esse preparo, o ideal é usar uma peça de salmão inteira, sem cortar. O passo a passo é tão simples que dará vontade de fazer todos os dias. Marine o salmão com limão, alho, alecrim e sal por cerca de 30 minutos. Em uma forma untada, coloque o salmão no centro e preencha com fatias de batata ao redor. Regue azeite de oliva, cubra com papel alumínio e asse por 30 minutos. Depois disso, retire o papel e deixe dourar. Enquanto isso, refogue numa frigideira as alcaparras com azeite de oliva (salsinha é um opcional). Retire o salmão do forno, cubra com o molho de alcaparras e sirva.

Hum, que delícia!

3. Em postas, na grelha da churrasqueira
Chamamos postas de salmão quando o peixe é fatiado perpendicularmente à espinha, ideal para ser preparado na grelha e para quando há bastante gente para comer. A dica, neste preparo, é passar manteiga na grelha, assim o peixe não gruda. O tempero é você quem decide, pode fazer aquele que sempre faz ou seguir nossa sugestão de marinar: deixar as postas imersas em uma mistura de vinagre branco, azeite de oliva, açúcar, endro, sal e pimenta-do-reino por cerca de 1 hora. Prepare o fogo na churrasqueira (lembre-se que é a brasa, e não as chamas, que cozinharão o salmão) e posicione as postas sobre a grelha untada. Deixe cerca de 7 minutos cada lado ou até perceber que a espinha está desprendendo da carne. Como sugestão de acompanhamento, ofereça batatas assadas e salada.

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