Sorbet de framboesa e hibisco

Saboroso, visualmente elegante e, acima de tudo, benéfico à saúde, o sorbet de hibisco é a sobremesa completa que vai alegrar o seu verão. Feito com purê de framboesas e xarope das flores, a receita traz notas aromáticas surpreendentes.

A origem do hibisco é incerta, mas o que se sabe é que é facilmente encontrado em zonas tropicais de todo o mundo por se adaptar bem ao calor. Suas flores são vistosas e possuem tons amarelos, roxos e rosa. Quando se fala em benefícios a lista é vasta, desde a melhora digestiva até a sensação de calma e relaxamento.

Por anos a planta foi utilizada apenas em infusões, mas atualmente ela ocupa espaços em cardápios internacionais devido a sua versatilidade. O sorbet de hibisco possui textura perfeita, não leva leite, tornando-se ideal inclusive para quem tem restrições alimentares.

Ingredientes:
500 g de framboesas congeladas
90 g de açúcar
120 ml de água
20 g de hibisco seco
30 ml de suco de limão
40 g de gominhos de romã, para finalizar

Modo de preparo:
Faça a calda misturando o açúcar e a água em uma panela. Leve para ferver, garantindo que o açúcar fique totalmente dissolvido na água.
Adicione as flores de hibisco secas e retire do fogo. Deixe as flores infusionarem por 15 minutos.
Transforme as framboesas em purê de frutas (usando o liquidificador ou processador de alimentos) e adicione o suco de limão.
Quando a infusão terminar, peneire as flores de hibisco e adicione o xarope ao purê de framboesa.
Bata na batedeira, para misturar por 4 minutos e leve ao freezer por 3 horas.
Bata novamente e leve ao freezer por no mínimo mais 4 horas.
Sirva o sorbet em taças, finalizando com gominhos de romã.

Tempo de preparo: 30 minutos + tempo de freezer
Rendimento: 4 porções

Deixe uma resposta