Suco de abacaxi com hortelã: mistura clássica e nutritiva que agrada

Normalmente quando organizamos algum almoço ou jantar em casa para reunir amigos ou familiares acabamos deixando eles de fora da lista: os sucos naturais. Ou porque são mais demorados de preparar, ou porque presumimos que nem todos os convidados irão apreciar ou, simplesmente, porque é mais prático comprar refrigerantes e sucos engarrafados. Entretanto, não existe substituto mais saudável e nutritivo que um suco bem caseiro feito na hora.

Um estudo realizado pela Nielsen Brasil, em 2016, mostrou que a procura por sucos naturais nos lares brasileiros vem crescendo: 7 em cada 10 casas produzem a bebida e consomem, geralmente, no horário do almoço. A média de consumo por dia, porém, ainda é pequena: 1 jarra de 1L de suco é feita apenas a cada 9 dias. Vamos mudar essa realidade e inserir hábitos mais saudáveis entre nossos amigos e familiares? A dica é começar pelos mais clássicos, como laranja, uva e maracujá, e aos poucos evoluir para as misturas de sabores.

Uma mistura que já se tornou um clássico, no entanto, é a de abacaxi com hortelã. Além de ser mais elaborado para apresentar, esse suco é até mais nutritivo que um de uva ou maracujá, por exemplo, visto que a hortelã é uma erva riquíssima com propriedades terapêuticas analgésicas, antissépticas, anti-inflamatórias, digestivas, expectorantes e anestésicas. Por isso, nossa sugestão é apostar nessa bebida rotineiramente. Uma boa alternativa é sempre ter uma jarra desse suco prontinha na geladeira para quando a hora da sede bater.

Em Porto Alegre, a Lancheria do Parque – uma lanchonete clássica de um dos bairros mais antigos da cidade – oferece a bebida servida diretamente na jarra do liquidificador. Além de superprático de fazer, a quantidade de suco preparada em uma única vez serve um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Essa é uma ótima dica, possível de aplicar em casa, especialmente em dias em que há visitas. A outra dica é congelar o abacaxi para agilizar o processo. Como o abacaxi é uma fruta que escure, a melhor solução é cortá-lo e congelá-lo em calda de açúcar ou na forma de suco (purê). Descasque, corte em pedaços, bata no liquidificador sem água nem açúcar, coloque em um pote e congele. Quando quiser saborear um suco natural e nutritivo, é só colocar parte do “purê” no liquidificador, acrescentar água e açúcar ou adoçante (conforme sua preferência) e batê-lo. Fácil e saudável, não?

Deixe uma resposta