Traga mais consciência para sua mesa com os produtos da Mãe Terra

Alimentos naturais e orgânicos, que mudam nosso corpo e o planeta em que vivemos. Assim são os produtos da Mãe Terra: perfeitos para uma vida mais saudável e com preocupação social e ambiental. Produzidos de forma integral, eles também são menos processados, livres de transgênicos e pozinhos artificiais, e cada vez mais orgânicos. Afinal, são feitos com ingredientes da biodiversidade brasileira, que privilegia os pequenos agricultores e desenvolve uma agricultura sustentável. Sem falar que são deliciosos, nutritivos e preparados com muito sabor e afeto.

E nada melhor do que utilizar estes produtos para dar uma repaginada em um prato tradicionalmente brasileiro. E, claro, deixá-lo mais saudável. Neste Receitas Zaffari, você vai aprender a fazer um Bolinho de Feijoada Vegano com produtos da Mãe Terra. Uma versão saborosa que reúne ingredientes orgânicos como o feijão, alimento rico em proteína, ferro e fibras, e a farinha de mandioca, que não contém glúten e é ideal para o preparo de farofas. Tudo que não pode faltar em uma verdadeira feijoada!  

Passe na loja Zaffari e Bourbon mais próxima e conheça os produtos para preparar esta delícia que vamos ensinar você a fazer. Consuma com consciência e leve mais saúde para as suas refeições.

Ingredientes:
1 xícara de chá de feijão carioca Mãe Terra
2 xícaras de chá de água para cozinhar o feijão
1/2 colher de chá de sal para o feijão
3 folhas de louro seco ou fresco
1 cebola pequena picada
1/2 pimentão vermelho picadinho
1 dente de alho picadinho
1/2 colher de chá de páprica defumada
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de azeite de oliva
3/4 xícara de chá de farinha de mandioca crua
50g de tofu defumado em cubinhos
1/2 xíc couve manteiga refogada com alho
1 xícara de farinha de mandioca Mãe Terra

Modo de preparo:
Deixe o feijão de molho por 12 horas. Descarte a água do molho, cozinhe o feijão na pressão, com as folhas de louro, 1/2 colher de sal e 2 xícaras de água por 6 minutos após começar a chiar. Depois, escorra o feijão e reserve cerca de 1 xícara da água do cozimento.

Em uma panela alta, refogue com azeite de oliva o alho, a cebola e o pimentão até murchar. Acrescente o feijão escorrido, tempere com a páprica, e refogue por 2 minutos. Tire a panela do fogo e bata o feijão refogado no liquidificador ou usando um processador. Coloque água suficiente para conseguir bater, cerca de 1/2 xícara.

Volte a panela ao fogo médio e deixe o caldo encorpar, cozinhando por mais 5 minutos. Quando já estiver grosso, acrescente a farinha de mandioca, mexa bem para não empelotar e cozinhe até a farinha de mandioca gelatinizar e o “tutu” ficar grosso e começar a soltar do fundo da panela. Ele solta mesmo, então espere chegar nesse ponto. Desligue o fogo e deixe esfriar. Se estiver quente, você não consegue moldar os bolinhos.

Pegue porções da massa de feijão e faça uma bolinha com as mãos. Aperte a bolinha no centro e preencha com a couve e o tofu. Feche a bolinha levando as laterais para o centro e enrolando na mão. Passe na farinha de mandioca e coloque em uma forma.

Quando estiver com todas as bolinhas na forma, passe azeite em spray por cima das bolinhas (opcional para dourar) e leve ao forno médio preaquecido por cerca de 20 minutos ou até dourar.

Deixe uma resposta