Uma sobremesa com espinafre e limão para desafiar o paladar

Uma forma surpreendente de incluir mais vegetais na alimentação: como sobremesa. É possível, sim, fazer escolhas menos óbvias, encantar o paladar e ainda aproveitar todas as propriedades desses alimentos.

Receitas como bolo de cenoura e doce de abóbora e de batata-doce já são tradicionais e bastante conhecidas, sendo ótimas maneiras de aproveitar estes vegetais de forma integral.

Os pais de crianças pequenas também conhecem a tática de incluí-los em sucos, vitaminas e até bolos, um recurso valioso para disfarçar sua presença e ao mesmo tempo garantir uma alimentação mais nutritiva e equilibrada.

Chefs em todo o mundo estão indo além e expandindo os limites das sobremesas tradicionais ao criar pratos que valorizam a doçura natural de certos legumes, raízes e vegetais. Assim, é possível evitar ou reduzir a adição de açúcar refinado e diminuir as calorias das preparações em até um terço.

Aqui, a ideia não é mascarar o gosto característico – bem pelo contrário: eles são usados para adicionar novas nuances de sabor aos doces.

Se você adora experimentações culinárias, vai gostar dessa sobremesa nada óbvia: barrinhas de limão e espinafre.

Propriedades e benefícios do espinafre
Esta hortaliça é rica em fitonutrientes, vitaminas e minerais essenciais, como ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A, C, do complexo B e K.

Incluí-la na alimentação ajuda a prevenir a anemia, a proteger a pele do envelhecimento precoce, além de beneficiar a saúde dos olhos e melhorar o sistema imunológico. Tudo isso aliado a uma alimentação balanceada, é claro!

Depois de provar as barrinhas de limão e espinafre, você vai ver os vegetais de uma nova maneira.

Ingredientes:

Para a base:
125 g de folhas de espinafre
150 g de manteiga sem sal amolecida
4 colheres de sopa de açúcar refinado
250 g de farinha de trigo

Para o recheio:

8 ovos grandes
400 g de açúcar refinado
250 ml de suco de limão
3 colheres de sopa de raspas de limão
80 g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
5 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro para finalizar

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 180°C.
Unte e forre uma forma retangular com papel manteiga.
Coloque o espinafre em uma panela com um pouco de água fervente, depois coloque em água fria e retire a água.
Bata o espinafre no liquidificador até ficar homogêneo.
Na batedeira, bata a manteiga com 2 colheres de sopa de açúcar refinado até ficar homogêneo, cuidando para não ficar muito fofo e arejado.
Adicione o purê de espinafre e bata bem.
Peneire 115 g de farinha e misture delicadamente.
Despeje a mistura na forma, espalhe até as bordas de forma homogênea e pressione firmemente com as costas de uma colher úmida.
Asse por 25 minutos ou até que as bordas comecem a dourar.
Reserve.
Enquanto isso, em uma panela, misture os ovos e o açúcar cristal até incorporar bem.
Depois adicione o suco e as raspas de limão e misture suavemente até incorporar completamente.
Peneire gradualmente 40 g de farinha, mexendo delicadamente para incorporar, e adicione 1 colher de sopa de manteiga. Aqueça a mistura, mexendo sempre, até engrossar e a manteiga derreter.
Espalhe a mistura sobre a crosta quente, espalhe uniformemente nas bordas e leve ao forno por 25 minutos ou até que as bordas comecem a dourar.
Deixe esfriar completamente até o recheio firmar, polvilhe com 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro para finalizar e corte em quadradinhos para servir.

Deixe uma resposta